Foi lançado em São Paulo, no dia 5 de novembro, o projeto Premier Skills Escola da Família.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o British Council, e o Sport Club Corinthians Paulista.
Na ocasião, uma carta de intenções foi assinada pelo Secretário de Educação, Prof. Herman Voorwald, pelo Diretor do British Council no Brasil, Richard Masters e pelo Presidente do Corinthians, Mario Gobbi. Houve também um treino demonstrativo com jovens representando as escolas que participarão do projeto.
O programa Premier Skills é uma parceria entre a Premier League e o British Council que usa o futebol como ferramenta para engajar jovens e desenvolver suas habilidades. O Premier Skills combina a comprovada experiência da Premier League em projetos de futebol comunitário com a presença global e experiência no desenvolvimento e implementação de projetos culturais e educacionais do British Council.
O programa se concentra em três áreas principais:
Formação de treinadores e árbitros, através de profissionais altamente qualificados da Premier League e seus clubes. Os participantes são, então, apoiados no desenvolvimento de seus próprios projetos comunitários de futebol.
Geração de produtos de inglês para professores e alunos, incluindo formação de professores presencial, recursos para escolas e conteúdo digital através de um site dedicado.
Desde o primeiro piloto em 2007, o projeto tem sido realizado em 20 países: Botsuana, Brasil, Camarões, China, Egito, Etiópia, Índia, Indonésia, Quênia, Malauí, Malásia, México, Marrocos, Nigéria, Senegal, Coréia do Sul, Sudão, Tunísia (incluindo os participantes da Líbia), Uganda e Vietnã. No Brasil, em 2011 o primeiro núcleo foi implantado no Rio de Janeiro, na comunidade pacificada do Morro dos Prazeres.
Em São Paulo, O Premier Skills será desenvolvido inicialmente em 11 escolas da Diretoria Leste 4, no contexto do Escola da Família, programa da Secretaria de Estado de Educação coordenado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação.
|