|
O Programa Premier Skills foi inicialmente lançado no Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança, em 20 de junho de 2011, com a assinatura de uma carta de intenções entre o Vice Primeiro Ministro britânico, Nick Clegg e o Secretário José Mariano Beltrame. O núcleo piloto do projeto, intitulado Premier Skills Esporte Seguro, funciona na comunidade do Morro dos Prazeres e, em 2013, espera-se establecer mais dois núcleos em comunidades vizinhas.
No Morro dos Prazeres são oferecidas sessões de futebol e cidadania desde dezembro de 2011 para quase 300 jovens inscritos, de 13 a 18 anos. Um dos principais diferenciais do Premier Skills Esporte Seguro no Rio de Janeiro é que tanto policiais militares como treinadores e líderes comunitários locais trabalham juntos para desenvolver as atividades com os jovens.
Os jovens inscritos no projeto de atividades esportivas e educacionais três vezes por semana, incluindo oficinas de Prática Cidadã, em que discutem e organizam ações para tratar de questões próprias daquela comunidade, como prevenção à dengue, conscientização ambiental e de tratamento do lixo, entre outras.
"Um dos objetivos do programa é contribuir para quebrar as barreiras entre os jovens da comunidade e a policía, oferecendo um ambiente seguro para a prática do esporte", diz Ana Paula Bessa, gerente de projetos do British Council responsável pelo Premier Skills no Brasil.
Charles Siqueira, responsável pelas sessões de cidadania, diz que "favelas são paradoxos. As pessoas podem ser muitos unidas, mas também extremamente egoísta, como por exemplo, jogando lixo nas ruas. Falar com jovens tem um efeito direto em suas famílias. Eles mudam de comportamento com mais facilidade do que seus pais."
Para Bruno Leone, policial militar e treinador do Esporte Seguro, o maior desafio é o relacionamento entre a polícia e a comunidade: "Estes meninos vêem os policiais como estranhos. Mas eu não estou aqui para reprimir, e sim para ajudar. Se estes meninos não estivessem aqui, poderiam estar envolvidos em atividades antissociais."
Orlando Dato atua como treinador voluntário de futebol no Morro dos Prazeres há 25 anos. Ele é agora um dos treinadores do Esporte Seguro e diz que "há 45 anos morando nesta comunidade eu nunca havia visto policiais conversando com adolescentes. É algo importante que o Governo seja parceiro neste projeto. Eu me sinto especial trabalhando em um projeto como este."
Wesley Thomas Dionisio, de 13 anos, diz: "Agora há mais respeito. Antes da UPP, as crianças xingavam muito. Não havia respeito. Agora as coisas mudaram para melhor. Antes, eu não podia sair de noite aqui. Outro dia, sai da quadra de futebol às 11 da noite!"
Quando perguntando sobre o que quer fazer quando crescer, ele responde: "Eu penso em muitas coisas. Achei que quisesse ser jogador de futebol, mas este é um caminho difícil. Talvez eu vire empresário."
|